top of page
  • Foto do escritorFilipe Arkitetos

O que é um Parklet?



São pequenos espaços que ocupam o lugar de duas vagas de estacionamento em vias públicas, tornando uma extensão temporária da calçada, criando assim uma área compacta de convivência com bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, entre outros elementos de conforto e lazer. Promovendo uma maior interação social entre os cidadãos, melhorando a convivência de todos e promovendo o uso do solo de maneira democrática, não somente voltado para automóveis.


O termo “parklet” foi usado pela primeira vez em São Francisco, nos EUA, em 2005, para representar a conversão de um espaço de estacionamento de automóvel na via pública em um “miniparque”, temporário. Só em 2012 o conceito chega no Brasil.


Outro objetivo importante está no fato de que serem feitos de materiais sustentáveis e sua montagem/desmontagem é fácil e rápida, além de, estimular processos participativos, ampliar a oferta de espaços públicos e promover convivência na rua.


De acordo com o Manual Operacional para implantar um parkelet em São Paulo, disponibilizada pela prefeitura de São Paulo (dezembro/2016), as instalações dos parklets pode ser de iniciativa da Administração Pública, pessoas físicas ou jurídicas, e os custos referentes à instalação, manutenção e remoção do parklet são de responsabilidade exclusiva do mantenedor.


Instalação

A instalação não poderá ocupar espaço superior a 2,20m de largura, contados a partir do alinhamento das guias, por 10m de comprimento em vagas paralelas. Não poderá ser instalado em esquinas e a menos de 15 metros do bordo de alinhamento da via transversal, [Art. 5º do decreto n° 55.045/14].


Fonte:

http://www.archdaily.com.br/br/802191/prefeitura-de-sao-paulo-lanca-manual-de-como-implantar-um-parklet

 

Parklets na Praça Rio Branco – João Pessoa - Trabalho da pós graduação em Design de Arquitetura e Interiores - Unipê



Intervenção realizada na Praça Barão do Rio Branco, centro de João Pessoa, local onde acontece um evento aos sábados, o Sabadinho Bom. Com o principal objetivo de colocar em prática os assuntos abordados durante o módulo de Arquitetura de Instalações Temporárias, gerenciado pelo arquiteto Jonas Lourenço, referente à Arquitetura Efêmera, e como ela se torna impactante à população que esteja passando naquele local.


Principal conceito do Parklet: “A trajetória que fazemos ao longo da vida para chegar aos nossos objetivos, incluindo os obstáculos, as tramas“. Como afirma Pedro Lucas, um dos integrantes do grupo

A proposta foi a criação de Parklets em grupo, e sua execução fez com que a população pudesse descansar e assistir ao evento que estava ocorrendo. Para executar a proposta, foram utilizados os materiais de valor mais acessível no momento, tais como: pneus usados, malhas coloridas, pallets, ripas, barbantes, madeira e plantas.


O resultado foi incrível. As pessoas que passavam, olhavam e ficavam curiosas com vontade de usufruir do espaço sem ao menos saber se podiam ou não, mas achavam muito interessante e bonito. Um simples espaço criado a partir de alguns materiais utilizados, tornou um ambiente pequeno, confortável e aconchegante.


315 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Desafio do render - Concluído

Estou lançando um desafio para todos, irei dividir em duas fases, nesta primeira, vocês irão receber um modelo em 3D no Sketchup e poderão fazer render da forma que quiser e no programa que quiser! At

bottom of page