
Constituem como um meio de circulação vertical não mecânico permitindo a ligação entre diferentes níveis de altura. Sendo utilizado tanto em residências como em edifícios comerciais, ou até para uso coletivo, devendo ser dimensionadas de forma a atender as normas técnicas, garantindo a segurança de todos os usuários. Para uso privativo, devem ser dimensionadas de acordo com a legislação municipal.
Elas podem ser retas ou de um único lance, em "L", em "U", em helicoidal ou podem consistir de duas ou mais peças retas conectadas em ângulos. Como a imagem abaixo:
Elementos de escadas:
Degrau: É composto do piso e do espelho;
Espelho: A parte vertical do degrau entre degrau. Podendo estar ausente para um efeito de escada "aberta"
nº de piso = º de espelho - 1
0,28 m < piso < 0,32 m
0,16 m < espelho < 0,18 m
Pisos: pequenos planos horizontais que constituem a escada (cobertor).
Patamar: É um piso em maior proporção para se "apoiar o pé" e ter um "descanso". Sempre que a escada fizer uma mudança é exigido sua presença. Normalmente sua dimensão é a largura adotada da escada;
Guarda - corpo e Corrimão: Proteção em alvenaria, balaústre, grades, cabos de aço etc na extremidade lateral dos degraus para a proteção das pessoas que utilizam a escada.
Estrutura: É o esqueleto de sustentação de todos os elementos da escada.

Algumas observações importantes:
Ergonomicamente e por razões de "segurança", escada precisam ter certas medidas em ordem para as pessoas usá-las confortavelmente.
A largura da escadas deve ser estabelecida de acordo com o "fluxo de pessoas", conforme ABNT NBR 9077. A largura mínima recomendável para escadas fixas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível 1,20 m.
Nos patamares, devem ter no mínimo a cada 3,20 m de desnível e sempre que houver mudança de direção; Entre os lances de escadas devem ser previstos patamares com dimensão longitudinal mínima de 1,20 m.
Corrimãos, devem ser construídos com materiais rígidos, ser firmemente fixados às paredes, oferecer condições seguras de utilização, e ser instalados em ambos os lados dos degraus isolados, das escadas fixas e das rampas; devem ser largura entre 3,0 cm e 4,5 cm, sem arestas vivas;
Se os espelhos de uma escada forem variáveis quebra-se o ritmo dos passos e a possibilidade de quedas é grande. Existe uma relação que indica as proporções ideais de espelho e base/piso dos degraus, segundo a fórmula de Blondel:
2e + p = 63 ou 64 cm Sendo: e= espelho do degrau (preferencialmente 18cm) p= piso do degrau
O que é necessário saber para projetar uma escada?
Quem serão os usuários da escadas? Adultos, crianças, idosos?
Com que frequência ela será utilizada?
O tipo do imóvel é residência, comercial ou industrial?
Será preciso transitar com volumes? De que tamanho?
Se o imóvel já estiver pronto, qual o tamanho do vão que ficou para a escada?
Existe algum material que é esteticamente obrigatório (ou desejável)? Por exemplo, madeira, vidro, inox?
Qual o material do piso inferior? E superior?
Fonte:
https://estudanteuma.com/2013/07/03/escadas-conceito/
https://www.youtube.com/watch?v=YJx7AJAiuxw
http://arquitetandoconhecimentos.blogspot.com.br/2012/06/calculos-basicos.html