top of page

O que deve conter na planta baixa em Projetos Arquitetônicos?

Foto do escritor: Filipe ArkitetosFilipe Arkitetos

(Repostagem do antigo blog Arquitetando Conhecimentos)


A Planta Baixa, é onde se especifica quase todo tipo de informação possível do projeto, informações estas de construção, como locação da obra dentro do terreno, e todo tipo de cota possível que mostre distâncias de largura e comprimento do ambiente.


Normalmente a Planta Baixa é feita a partir de uma secção de 1.50m de altura do piso ao pé-direito. E tudo que estiver acima desta medida, será dada em projeção.




A cota, é a linha onde marcamos os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta seu valor. Normalmente o valor é dado em metros (ex.: 1.00, 0.55, 0.15, etc.) conforme a imagem a baixo:

Na Planta, acrescentamos ainda especificações de esquadrias, ou seja, janelas e portas, onde indicamos altura, largura e ainda o peitoril da mesma. Podemos indicar estas dimensões através de um quadro de esquadria, ou ainda dentro da própria planta baixa. Para ser aprovado em Prefeitura Municipal é necessário ter esse quadro contendo indicações em planta baixa.

Exemplo de porta com identificação dentro da planta baixa

Na porta, largura x altura Na janela, largura x altura/ peitoril

Exemplo de janela com identificação dentro da planta baixa

É necessário ainda, dentro da planta baixa, especificar o nome, área e nível de cada ambiente. Não só para ser aprovado na prefeitura mais como na hora de ser construído.

Esta área, é dada como área útil do ambiente, ou seja, de dentro a dentro. O nível seria a altura em que o ambiente se encontra, em relação a um nível zero, podendo ser a rua, quintal, terraço, etc.


Como dito anteriormente, tudo que estiver a 1,50m do piso estará em projeção, ou seja, tracejado, inclusive vigas, cobertura, marquise, caixa d'água, janelas altas, etc.

​​Uma outra coisa muito importante ter no Projeto Arquitetônico é ter a posição de norte para saber os ventos predominantes, como nascente e poente do sol. E deve ser indicado em todas as plantas baixas, como também em planta de cobertura, situação e locação. Se quiser, pode-se unir estas três em uma só.




​​A Planta de Situação, mostra onde o terreno da construção está situada no quarteirão, bairro, rua, ou cidade até, sempre mostrando quando possível um ou mais pontos de referência, como por exemplo um supermercado, shopping, farmácia, etc.


A Planta de Locação mostra onde a construção está locada dentro do terreno, sempre indicando as cotas de amarração, ou seja, as distâncias do limite do terreno (muro, cerca viva, etc.) até um ponto inicial da obra. No mínimo, colocar sempre duas cotas. Nesta Planta, ainda podemos também definir a locação dos "molhos" (vegetação rasteira ou não), calçadas, caminhos, etc., sempre cotando, ou amarrando ao terreno. Na Planta de Cobertura, indicamos sempre as posições das águas, ou seja, para que lado cada pedaço do telhamento está inclinado.


Dependendo do tipo de Planta Baixa, as informações contidas nelas devem mudar, como por exemplo, se for uma Planta de Pontos Elétricos, Elétrica, Hidráulica. Nestas, não interessa mais as áreas, cotas de ambientes, esquadrias, etc., e sim, as cotas necessárias para representar, para indicar, o que se pretende fazer naquela Planta (hidráulica, elétrica, etc.).

Planta de pontos elétricos

obs.: Não se assustem...é muito bom de fazer, um pouco difícil, esse emaranhado todo são as ligações dos interruptores as luminárias, indicando fase, neutro e terra, além de, ligar todos os pontos para a caixa de distribuição.



Salvar


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Desafio do render - Concluído

Estou lançando um desafio para todos, irei dividir em duas fases, nesta primeira, vocês irão receber um modelo em 3D no Sketchup e...

bottom of page