top of page

Cobogó e seus usos na arquitetura

  • Foto do escritor: Filipe Arkitetos
    Filipe Arkitetos
  • 19 de ago. de 2016
  • 1 min de leitura

Sua origem!

Surgiu na década de 1920, em Recife, e teve seu nome oriundo da junção da primeira sílaba dos sobrenomes de seus criadores. (Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is).

Os três inventores que moravam em Recife criaram uma solução para amenizar as condições climáticas no interior das casas nordestinas, levantando paredes sem vedar a entrada de ar no ambiente. São uma herança da cultura árabe, baseado nos muxarabis – construídos em madeira, eram utilizados para fechar parcialmente os ambientes internos. Muitos pensam que só existe blocos de cimento, porém, são encontrados repaginado em diversos tipos de materiais como mármore, vidro, cerâmica, resina, pvc, acrílico, madeira e também em diversas cores.


Para que é usado?


Para conferir privacidade ainda que garantindo a passagem de luz e permitir a ventilação evitando grandes ventos, é também bastante utilizado para a divisão de ambientes formando um jogo de luz e sombra. Excelente para ampliar os espaços e, ao mesmo tempo, esconder alguns ambientes quando não se quer deixá-los totalmente a mostra. Os cobogós podem ser utilizados para substituir paredes dentro de casa, delimitando o espaço e ainda contribuindo com a circulação de ar e com a claridade natural.

Fontes:

http://www.portobello.com.br/blog/cobogo-elemento-100-nacional-e-tendencia-na-arquitetura-contemporanea/

http://www.archdaily.com.br/br/768101/cobogo

http://sustentarqui.com.br/dicas/o-uso-do-cobogo-na-arquitetura-bioclimatica/


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Desafio do render - Concluído

Estou lançando um desafio para todos, irei dividir em duas fases, nesta primeira, vocês irão receber um modelo em 3D no Sketchup e...

 
 
 

Comments


bottom of page