top of page

Tipos de telhado e suas inclinações

Foto do escritor: Filipe ArkitetosFilipe Arkitetos

Telhas de Fibrocimento

As telhas de fibrocimento são muito utilizadas em construções pelo Brasil afora por terem baixo custo de instalação e por não exigirem madeiramento muito resistente. Do projeto mais simples ao mais complexo, é indispensável um produto resistente e durável, econômico, fácil e rápido de instalar

Inclinação de 9%

Telha Francesa

Consumo médio: 16 a 24 unidades por m².

A telha francesa possui forma quadrada e é composta de uma só peça, com certas saliências especiais para melhor fixação. Com 16 unidades cobre-se um metro quadrado. Porém, as telhas francesas quase planas, exigem uma inclinação de 45%. Economiza-se muito no custo da telhas, mas gastava-se muito mais na estrutura de madeira.


Inclinação de 45%

Telha Colonial

Consumo médio: 24 unidades por m²

O nome explica sua origem. Telha composta por duas partes iguais separadas: capas e bicas. Design simples e de fácil instalação.

Inclinação entre 20 a 25%/ 11 e 14º

Telha Portuguesa

Consumo médio: 16 unidades por m²

A telha portuguesa é a evolução da antiga e tradicional telha colonial. É composta por uma única peça o que a torna bem mais econômica. Seu design possui encaixes modernos e sofisticados e permite maior estabilidade.


Inclinação de 35%


Telha Romana

Consumo médio: 16 unidades por m².

A telha romana é a evolução da antiga telha plan, que por sua vez era a evolução da tradicional telha colonial. Também permite encaixe facilitado garantindo maior estabilidade.


Inclinação de 30 e 45%/ 17 e 25º



Telha Americana

Consumo médio: 12 unidades por m².

A telha americana é a evolução da telha portuguesa, que é evolução da telha colonial. Design mais arrojado e contemporâneo, essa telha tem bastante aceitação no mercado. A média de consumo é de 12 telhas por m², sendo assim a telha mais econômica para o cliente.


Inclinação de 30%


Telha Americana Branca e Branca Mesclada

Consumo médio: 12 unidades por m²

As telhas americanas brancas são produzidas com um barro especial muito escuro que após a queima torna-se branco. As telhas brancas mescladas são parte das telhas que durante a queima são colocadas no alto forno, próximo aos bicos de fogo. A chama direta requeima partes da telha, tornando-a mesclada. Para proteger a cor branca contra manchas e infiltrações é preciso aplicar uma resina incolor que pode ser à base d’água.


Telhas Esmaltadas

Tratamento especial à base de poliéster que permite colorir telhas. As telhas esmaltadas são uma boa opção para quem precisa de telhas coloridas para se adequarem a determinados projetos arquitetônicos como escolas, creches, lojas.



Telhas de Concreto

Consumo médio: 10 unidades por m²

As telhas de concreto são à base de cimento e areia. Possuem tamanho bem maior que as tradicionais telhas de barro e não são tão pesadas quanto aparentam ser. É a telha mais resistente do mercado e com melhor encaixe.


Inclinação entre 30% e 47%

Telhas Resinadas

Com o surgimento de novas tecnologias, as telhas resinada satuais têm demonstrado boa performance na impermeabilização de telhas. O que aumenta a durabilidade e apresenta diversas possibilidades de decoração de telhados.




Telhas de Vidro

As telhas de vidro são excelentes para criar pontos de iluminação interna através dos telhados. Intercale telhas de vidro com telhas de barro e crie diversas formas de iluminação natural. Porém, caso queira dar esse efeito, leve um modelo da telha de barro até à loja onde irá comprar a telha de vidro para conferir se ambas se encaixarão com perfeição.


Telhas de Plástico

São telhas leves e fáceis de carregar e não exigem madeiramento muito resistente. Atuam como isolante térmico e acústico e são resistentes a produtos químicos. Podem ser encontradas em várias cores e modelos o que facilita sua adaptação a vários projetos. Servem como alternativa mais econômica às telhas de vidro, que são bem mais onerosas.

Telhas de alumínio

São encontradas nos modelos trapezoidal ou ondulada, com espessuras variando de 0,4 mm a 1,00 mm, e nas larguras de 1265 mm para trapezoidal e 1345 mm para ondulada. As telhas são fornecidas em comprimentos sob medidas, até 12 metros. Utilizadas em coberturas e fechamentos laterais de edificações como shoppings centers, aeroportos, indústrias e galpões.


Inclinação de 5%



Fontes:

http://arquitetandoconhecimentos.blogspot.com.br/2011/03/tipos-de-telhas.html


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Desafio do render - Concluído

Estou lançando um desafio para todos, irei dividir em duas fases, nesta primeira, vocês irão receber um modelo em 3D no Sketchup e...

bottom of page