Arquiteto e engenheiro, nascido na Espanha, seu trabalho tem se tornado bastante popular nas últimas décadas. Calatrava licenciou-se em arquitetura em 1974, logo em seguida mudou-se para Zurique para estudar engenharia civil, licenciando-se em 1979 e doutorando-se em 1981.

Seus projetos, considerado único e altamente influente, é difícil estabelecer um perfil de arquitetura, devido a sua complexidade e heterodoxia irredutíveis a fórmulas que combina uma presença visual marcante com conhecimentos tecnológicos sólidos. Frequentemente inspirado por formas orgânicas, como esqueletos, seus trabalhos elevaram o desenho de certas obras de engenharia para novos patamares.
Inspira-se primordialmente nos seres da natureza; assume muitos riscos na busca de um estilo próprio que se baseia na natureza. Em sua curta trajetória, já tem obras suficientemente importantes para ser reconhecido. Dotado de um grande talento para o desenho, também se ocupou de pesquisas paralelas à sua arquitetura, tanto no campo do desenho de objetos como no da escultura.
Calatrava doou onze desenhos e duas maquetes para a exposição permanente do museu Hermitage de São Petersburgo, na Rússia. Se trata das primeiras obras do século XXI presentes numa das pinacotecas considerada mais completa do mundo. A exposição, desde 27 de julho de 2012, já contava com a maquete do World Trade Center Transportation Hub e dois desenhos. A isto se somou a ampliação da igreja de St. John de Divine em Nova Iorque e 11 desenhos em médio formato na mesma temática, foi visitada por mais de 233.000 pessoas desde sua inauguração e se espera que a cifra exceda a uns 600.000 até seu encerramento, dia 30 de setembro. Se for assim, esta seria uma das exposições mais populares que se realizou no Hermitage.
Gostou, não deixa de comentar e curtir é muito importante para o site. Obrigado!
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santiago_Calatrava http://www.projetoblog.com.br/2011/projeto-roteiro-002/
http://www.archdaily.com.br/68303/calatrava-doou-duas-maquetes-e-onze-desenhos-ao-museu-hermitage-de-sao-petersburgo-russia/
Salvar